terça-feira, 13 de julho de 2010

Balanço da temporada - Birmingham


Com Chelsea, Manchester United, Arsenal, Tottenham, Manchester City, Aston Villa, Liverpool e Everton analisados, agora é a vez do Birmingham, nono colocado, e uma das gratas surpresas do campeonato, terminando muito além do esperado para uma equipe que voltou à elite.


Birmingham FC
Treinador: Alex McLeish
Colocação:(mandante: 11º / visitante: 10º)
Principal jogador: Joe Hart
Decepção: Cristián Benítez
Artilheiro: Cameron Jerome (10 gols)
Mais presenças: Roger Johnson (38)
Campanha: 13 V, 11 E, 14 D, 38 GP, 47 GC
Avaliação: excelente


- Premier League

A Liga Inglesa é cruel com times recém-promovidos, e o Birmingham sabe perfeitamente disso: rebaixamento em 2006 e 2008, promoção em 2007 e 2009. Porém, em 2010, quebrou a sequência com uma campanha muito acima do esperado, a ponto de bater o recorde histórico de invencibilidade, chegando a 13 jogos consecutivos sem perder, superando os 11 do time da temporada 1907/08 (!).

O ponto forte foi a defesa. Além do grande acerto na contratação, por empréstimo, de Joe Hart, vindo do Manchester City, destacou-se também a excelente contratação do jovem zagueiro Scott Dann, de 23 anos, vindo do Coventry City e que formou ótima dupla com Roger Johnson, também contratado no início da temporada. Os Blues só sofreram 47 gols (2 a mais que o Man City, por exemplo).

Isso compensou o fraco número de gols, muita em função da passagem frustrada de Cristián Benítez pelo clube. No total, em seus 30 jogos, apenas 3 gols marcados. O "vovô" Kevin Philipps, com 19 jogos (sendo só 2 como titular), marcou 4. A média do time foi de exato um gol por partida, boa parte de Cameron Jerome.

- Copa da Inglaterra

Passou por Nottingham Forest (replay), Everton e Derby County, até parar no Portsmouth, nas quartas-de-final.

- Copa da Liga Inglesa

Eliminou o Southampton e foi derrotado pelo Sunderland.


Time-base(4-4-2):
Hart; Carr, Roger Johnson, Dann e Ridgewell; Sebastian Larsson, Ferguson, Bowyer e McFadden; Cristián Benítez e Jerome.

Nenhum comentário: