sexta-feira, 4 de junho de 2010

Balanço da temporada - Manchester United


Conforme iniciado na semana passada, o Papo de Pub seguirá "fechando" a temporada dos clubes ingleses, com um balanço individual de cada clube.

Seguindo a ordem da classificação, hoje é a vez do Manchester United, vice-campeão inglês, apenas um ponto atrás do campeão Chelsea:


Manchester United FC
Treinador: Alex Ferguson
Colocação:(mandante: 2º / visitante: 1º)
Principal jogador: Wayne Rooney
Decepção: Rio Ferdinand
Artilheiro: Wayne Rooney (26 gols)
Mais partidas: Patrice Evra (38)
Avaliação: regular


- Premier League

Após um 'mandato' de três anos, o Manchester perdeu o título para o Chelsea, por apenas um ponto - 86 a 85. Só que, apesar da diferença mínima, os Red Devils não demonstraram aquela confiança que se sentia em outros anos, até pela ausência de Cristiano Ronaldo e, em menor escala, Carlos Tevez.

Com tais ausências, Wayne Rooney brilhou, marcando 34 gols na temporada, seu recorde pessoal. Mas faltou um parceiro para lhe ajudar com mais regularidade, já que Dimitar Berbatov não prima pela consistência, enquanto Michael Owen, mais uma vez, teve uma temporada de lesões.

Chama a atenção também o número baixíssimo de partidas de Rio Ferdinand, com apenas 13 presenças na Premier League. Seu companheiro de zaga, Nemanja Vidic, também não teve alto número, com 24 partidas. Houve casos em que Alex Ferguson precisou montar sua dupla de zaga com Michael Carrick e Darren Fletcher, tamanho o número de lesões nesse setor.

A grata surpresa foi como o equatoriano Antonio Valencia se firmou no time.

- Liga dos Campeões

Na primeira fase, venceu os dois confrontos contra o Wolfsburg, empatou uma e venceu outra contra o CSKA Moscou e venceu uma e perdeu outra para o Besiktas, classificando-se em primeiro no grupo.

Nas oitavas-de-final, no confronto contra o Milan, imensa superioridade nas duas partidas, vencendo por 3 x 2 em Milão e goleando por 4 x 0 em casa.

Veio o confronto contra o Bayern, e a derrota por 2 x 1, em Munique, com um gol de Ivica Olic aos 47 do 2º tempo. Apesar do revés, não parecia um resultado difícil de reverter.

E a partida de volta mostrou isso, com o time de Alex Ferguson marcando 3 x 0 em 41 minutos de jogo. Veio um gol de Olic no fim do primeiro tempo. Na segunda etapa, a expulsão de Rafael logo aos 5 minutos, e a necessidade de tirar Rooney da partida cinco minutos mais tarde. O gol de Arjen Robben, aos 29 minutos, eliminou o Manchester.

- Copa da Inglaterra

Na competição mais antiga do mundo, eliminação logo no primeiro confronto, em casa, diante do Leeds United, da terceira divisão.

- Copa da Liga Inglesa

Passando por Wolverhampton, Barnsley, Tottenham e Manchester City - numa semifinal épica -, os Red Devils chegaram à decisão contra o Aston Villa e, mesmo com um time misto, venceram, de virada, por 2 x 1, garantindo seu único título na temporada.

- Community Shield

No jogo que abriu oficialmente a temporada na Inglaterra, empate por 2 x 2 contra o Chelsea, e derrota nos pênaltis.


Time-base(4-5-1):
Van der Sar; Gary Neville, Evans, Vidic e Evra; Valencia, Scholes, Carrick, Fletcher e Nani; Rooney.

Nenhum comentário: