terça-feira, 29 de junho de 2010

Balanço da temporada - Arsenal


Com uma pausa para a Copa do Mundo, o Papo de Pub volta com sua coluna fazendo um balanço geral da campanha dos 20 times da Premier League. Começando com Chelsea e Manchester United, hoje é a vez do Arsenal.


Arsenal FC
Treinador: Arsène Wenger
Colocação:(mandante: 3º / visitante: 4º)
Principal jogador: Cesc Fabregas
Decepção: Mikäel Silvestre
Artilheiro: Cesc Fabregas (15 gols)
Mais partidas: Bacary Sagna (35)
Campanha: 23 V, 6 E, 9 D, 83 GP, 41 GC
Avaliação: regular


- Premier League

Antes do campeonato começar, havia um sentimento de pessimismo no lado vermelho de Londres, tido como a quarta força. A preocupação fazia sentido, pois foi, do 'big four', quem menos investiu.

E veio uma avassaladora estreia, fazendo 6 x 1 no Everton, fora de casa, e viu-se que o trabalho de Arsène Wenger poderia, mais uma vez, surpreender. E a campanha foi, de fato, surpreendente: na 31ª rodada, o Arsenal se encontrava na terceira colocação, mas a dois pontos do líder Chelsea.

Nas duas rodadas seguintes, tropeço em Birmingham e vitória aos 49 minutos do 2º tempo contra o Wolverhampton. Na 34ª rodada, o fim da Premier League para os Gunners: derrota pro 2 x 1 para o arqui-rival Tottenham, resultado que fez o Chelsea abrir 6 pontos, e polarizando a disputa com o Manchester United.

- Liga dos Campeões

A fase de grupos foi quase um treino de luxo para o time de Arsène Wenger. Venceu o Standard Liège por duas vezes, empatou e ganhou do AZ Alkmaar e ganhou e perdeu do Olympiacos, se classificando com 13 pontos, em primeiro lugar.

Nas oitavas-de-final, duelo contra o Porto. No Estádio do Dragão, um mau jogo dos Gunners, e derrota por 2 x 1 (gol de Sol Campbell). Porém, no Emirates Stadium, comandado por Nicklas Bendtner, autor de três gols, o Arsenal goleou por 5 x 0, garantindo sua passagem a fase seguinte.

Aí, como se diz, o "buraco era mais embaixo". Duelo contra o atual campeão, Barcelona. A partida de ida, em Londres, foi um massacre espanhol como poucas vezes se viu no futebol, com o Barça criando dezenas de chances num pequeno espaço de tempo, parando nos milagres de Manuel Almunia. No início do segundo tempo, com 2 gols de Ibrahimovic, o time catalão parecia assegurar a vaga, mas Walcott e Fabregas empataram o jogo.

No Camp Nou, deu a lógica, e por goleada: 4 x 1, com todos os gols anotados por Lionel Messi.

- Copa da Inglaterra

Após derrotar o rival West Ham, fora de casa, na 3ª eliminatória, caiu na seguinte, diante do Stoke City, por 3 x 1.

- Copa da Liga Inglesa

Eliminando West Bromwich e Liverpool, parou nas quartas-de-final, derrotado pelo Manchester City por 3 x 0.


Time-base(4-2-3-1):
Almunia; Sagna, Gallas, Vermaelen e Clichy; Song-Billong e Diaby; Nasri, Fabregas e Arshavin; Bendtner.

Nenhum comentário: