quarta-feira, 7 de julho de 2010

Balanço da temporada - Aston Villa


Feito o balanço de Chelsea, Manchester United, Arsenal, Tottenham e Manchester City, agora é a vez do sexto colocado, Aston Villa, time que também brigou até o fim por vaga na UEFA Champions League, mas se contentará com a Europa League.

Destaque para as campanhas nas copas domésticas.


Aston Villa FC
Treinador: Martin O'Neill
Colocação:(mandante: 12º / visitante: 3º)
Principal jogador: James Milner
Decepção: Emile Heskey
Artilheiro: Gabriel Agbonlahor (13 gols)
Mais presenças: Brad Friedel (38)
Campanha: 17 V, 13 E, 8 D, 52 GP, 39 GC
Avaliação: boa


- Premier League

Pela terceira temporada consecutiva, o Aston Villa termina na mesma colocação final. Esse ano, com a queda do Liverpool do 'big four', o Villa esteve mais perto do que nunca da vaga à Champions League, mas, assim como aconteceu com o Manchester City, o excessivo número de empates atrapalhou. Pra piorar, empates com sabor de derrota, como na sequência entre a 29ª e 31ª rodadas, com seguidas igualdades diante de Sunderland, Stoke City e Wolverhampton - sendo o primeiro e o terceiro no Villa Park. Aí complica.

Uma característica do time de Martin O'Neill nessa temporada foi o baixo número de jogadores utilizados, apenas vinte e um, número muito pequeno e que demonstra a falta de profundidade no elenco do time de Birmingham. Não foram raras as partidas onde O'Neill jogou os 90 minutos sem fazer uma única substituição.

Chama a atenção a campanha de 12º lugar nos jogos em casa e 3º como visitante. Dá pra dizer que o Villa perdeu a vaga na Liga dos Campeões no Villa Park.

Digno de nota foram as vitórias sobre Manchester United e Liverpool, fora de casa; sobre o Chelsea, em casa, e as duas vitórias sobre o Birmingham, no clássico local. Digno de nota negativa, os 7 x 1 sofridos pro mesmo Chelsea, em Londres.

- Playoff UEFA Europa League

Com a possibilidade de jogar a fase de grupos da Liga Europa, o Aston Villa enfrentou o Rapid Viena, da Áustria, e foi eliminado num agregado de 2 x 2: perdeu, em Viena, por 1 x 0, e venceu por 2 x 1 na partida de volta, mas o gol sofrido em casa, quando vencia por 2 x 0, eliminou o Villa.

- Copa da Inglaterra

Eliminou Blackburn, Brighton, Crystal Palace e Reading, até parar no Chelsea, na semifinal, perdendo por 3 x 0.

- Copa da Liga Inglesa

Passou por Cardiff City, Sunderland (nos pênaltis), Portsmouth e Blackburn - nessa semifinal, diga-se de passagem, um dos melhores jogos do ano, num incrível 6 x 4, em casa, fechando o agregado em 7-4.

Veio a final diante do Manchester United. Após abrir o placar com James Milner, de pênalti, logo aos 5 minutos, levou o empate sete minutos depois, com Michael Owen. Na segunda etapa, Wayne Rooney tirou a chance do Villa voltar a ganhar um troféu que não vem desde 1996.


Time-base(4-4-2):
Friedel; Cuéllar, James Collins, Dunne e Warnock; Ashley Young, James Milner, Stiliyan Petrov e Downing; Agbonlahor e Carew.

Nenhum comentário: