domingo, 25 de abril de 2010

Chelsea faz sete no Stoke; Burnley rebaixado


Chelsea 7 x 0 Stoke City (ficha da partida)

Pela terceira vez na temporada, o avassalador Chelsea marca sete gols numa partida, tal qual já havia vitimado Sunderland e Aston Villa. Dessa vez foi sobre o estruturado time do Stoke, que raramente sofre muitos gols - antes da partida, tinha uma defesa melhor que a do Arsenal, por exemplo.

Ajudou a construir a goleada o meio de campo agressivo escalado por Carlo Ancelotti, com o meia Michael Ballack sendo o mais recuado, quase como um volante, e ao seu lado estavam Frank Lampard e Florente Malouda, que costuma jogar de atacante pela esquerda, o que dá a dimensão de como o meio de campo tinha vocação pro ataque. Na frente, Salomon Kalou, Nicolas Anelka e Didier Drogba.

O Chelsea abriu o placar aos 24 minutos, depois de um domínio espetacular de Drogba e cruzamento para Kalou. Sete minutos depois, Lampard chutou de fora da área, Thomas Sorensen espalmou e Kalou fez seu segundo gol, de carrinho. No lance, Sorensen se machucou com alguma gravidade, e corre risco de desfalcar a Dinamarca na Copa do Mundo. Em seu lugar entrou o bósnio Asmir Begovic, ex-Portsmouth, fazendo sua estreia pelos Potters.

No último minuto do primeiro tempo, Kalou foi derrubado por Robert Huth, e o árbitro Steve Bennett marcou pênalti, em lance que gera discussão, já que o alemão começou a falta fora da área. Isso à parte, Lampard bateu e fez o terceiro.

No segundo tempo, o Chelsea claramente tirou o pé, já com a cabeça na próxima rodada. Ainda sim, com naturalidade, fez quatro gols.

O quarto veio aos 23 minutos, novamente com Kalou, após duas tentativas. Lampard, aos 36, finalizou com exímia categoria cruzamento do jovem Sam Hutchinson, de apenas 20 anos, que substituiu Paulo Ferreira. Outro que veio do banco, Daniel Sturridge, fez o sexto, enquanto Malouda, que havia perdido um dos gols mais feitos da temporada minutos antes, fechou a goleada.

A próxima rodada é decisiva para o time londrino, já que tem uma visita ao Anfield Road, onde encara um Liverpool que ainda sonha com Liga dos Campeões, ainda que se diga que aos Reds não interessa "ajudar" o Manchester United a se tornar, isolado, o maior campeão da Inglaterra. Se vencer, o time de Ancelotti dá passo quase definitivo rumo ao título, pois na última rodada joga em casa diante do Wigan.


Burnley 0 x 4 Liverpool (ficha da partida)

Diferente de Birmingham e Wolverhampton, promovidos na temporada passada, o Burnley não conseguiu se manter na Premier League, e está matematicamente rebaixado depois da goleada sofrida para o Liverpool, gols marcados por Steven Gerrard (2x), Maxi Rodríguez e Ryan Babel.

A vitória recoloca a equipe na briga pela Champions League, com 62 pontos, dois a menos que o Tottenham, quarto colocado, mas o time de Rafa Benítez tem um jogo a mais que o time londrino, e como esse jogo é contra o Manchester City, que também está à frente do Liverpool (um ponto), dificilmente os Reds conseguirão a vaga.

Na próxima rodada, o Liverpool recebe o Chelsea - antes, enfrenta o Atlético de Madrid, pela semifinal da Liga Europa, precisando reverter o 1 x 0 sofrido em Madrid. O Burnley enfrenta o Birmingham.

Everton 2 x 1 Fulham (ficha da partida)

O Everton precisava dos três pontos pra seguir com aspirações de vaga na Europa League, e ela veio no último instante da partida, tal qual na última rodada.

Erik Nevland abriu o placar para os visitantes na primeira etapa, mas Chris Smalling, contra, empatou para os Toffees. No último minuto, Mikel Arteta, cobrando pênalti, virou a partida.

Vale lembrar que o Portsmouth, que conseguiria a vaga na Liga Europa via Copa da Inglaterra, não conseguiu licença da UEFA pra jogar a competição, e isso abrirá uma vaga para o sétimo colocado na Premier League, que, nesse momento, é o Liverpool, com 62 pontos, contra 57 do Everton.

Na próxima rodada, o Everton vai a Stoke-on-Trent, enquanto o Fulham tem clássico londrino com o West Ham, mas a cabeça dos Cottagers está 100% voltada pra partida de quinta-feira, no Craven Cottage, onde recebe o Hamburg, pela segunda partida da semifinal da Liga Europa - no jogo de ida, na Alemanha, empate por 0 x 0.


Veja também:
- Manchester United vence Tottenham
- Arsenal fora da briga pelo título
- Aston Villa vence derby contra o Birmingham

Um comentário:

Eduardo Junior disse...

Eu esperava algo melhor do Burnley. Nas Copas Nacionais sempre era a zebra, sempre chegava e incomodava os grandes, mas caiu. Esperava que a equipe ficasse no meio da tabela e não que caísse com antecedência