domingo, 25 de abril de 2010

Manchester vence Tottenham e assume liderança provisória


No jogo que abriu a 36ª rodada da Premier League, o Manchester United recebeu o Tottenham e venceu por 3 x 1, com dois gols de Ryan Giggs, ambos de pênalti. Com isso, os Red Devils assumem provisoriamente a liderança, dois pontos à frente do Chelsea, que enfrenta o Stoke City neste domingo, em Londres.

Harry Redknapp, técnico do Tottenham, alterou a composição de sua linha defensiva, que venceu Arsenal e Chelsea em sequência, de maneira inexplicável. O zagueiro Younes Kaboul vinha jogando improvisado na lateral direita, e não comprometia, mas Redknapp resolveu improsivar o lateral esquerdo Assou-Ekotto na função. Pra piorar, Gareth Bale, o grande nome dos Spurs em 2010 jogando como meia, foi puxado pra lateral esquerda, e claramente seu rendimento caiu.

A besteira se consolidou aos 13 minutos do segundo tempo, quando Ekotto derrubou Patrice Evra dentro da área, após grande jogada de Dimitar Berbatov. Giggs converteu a cobrança.

Redknapp esperou mais oito minutos pra tentar consertar sua lambança, e quando o fez, tirando David Bentley e colocando Aaron Lennon, jogando Wilson Palacios pra lateral direita, Ekotto pra lateral esquerda e Bale de volta ao meio campo, o efeito foi imediato: o Tottenham, enfim, mostrou porque ocupa a quarta colocação e luta por vaga na próxima Liga dos Campeões, e passou a pressionar o Manchester.

Quatro minutos após a alteração, veio o empate: Bale bateu escanteio da esquerda e Ledley King cabeceou no canto de Van der Sar.

Ciente de que apenas a vitória manteria chances de título, Alex Ferguson colocou Federico Macheda em campo, tirando Rafael. E o atacante italiano tem muita estrela: dois minutos depois, aos 36 minutos, recebeu dentro da área e serviu o português Nani, que, com extrema categoria, deu um toque por cima de Gomes, recolocando o Manchester na disputa do título.

Perto do fim, Palacios derrubou Nani dentro da área, e novamente Giggs converteu, garantindo três vitais pontos para o Man Utd.

O time de Ferguson conta com a próxima rodada para tentar se firmar na liderança, já que o Chelsea tem uma parada dificílima, visitando o Liverpool, maior rival do Manchester.

O Tottenham se mantém na quarta colocação, com 64 pontos, um ponto à frente do Manchester City, mas pode receber a companhia do Aston Villa amanhã, caso vença o derby diante do Birmingham, no Villa Park. Na rodada seguinte, a tabela também sorri para os Spurs, já que receberão o Bolton, enquanto Manchester City e Aston Villa se enfrentam.


Ficha da partida:

Man Utd: Van der Sar; Rafael(Macheda), Evans, Vidic e Evra(O'Shea); Fletcher e Scholes; Valencia(Carrick), Giggs e Nani; Berbatov.
Téc.: Alex Ferguson.

Tottenham: Gomes; Assou-Ekotto, Michael Dawson, Ledley King e Bale; Bentley(Lennon), Huddlestone, Palacios e Modric; Defoe(Gudjohnsen) e Pavlyuchenko(Crouch).
Téc.: Harry Redknapp.

Nenhum comentário: