sábado, 1 de maio de 2010

Manchester City e Tottenham vencem, e decisão fica para quarta-feira


No principal jogo do sábado, com ambos os times separados por um ponto, o Manchester City venceu o Aston Villa por 3 x 1, e eliminou seu adversário da luta pela quarta vaga na Champions League.

Em um esquema bem ofensivo, com Adam Johnson, Carlos Tevez e Craig Bellamy na linha de armação para Emmanuel Adebayor, o Man City foi pra cima do Aston Villa e criava boas chances de gol, acuando o rival. Porém, na primeira investida ao ataque, os visitantes abriram o placar: passe de Stewart Downing para John Carew, que chutou entre as pernas do estreante goleiro Marton Fülop, contratado em caráter de urgência após a lesão de Shay Given, abrindo o placar aos 16 minutos.

Apesar do gol sofrido, o City manteve-se melhor na partida, graças as boas exibições de Johnson, Tevez e Patrick Vieira na organização. Os cinco últimos minutos da primeira etapa foram eletrizantes: Johnson foi derrubado na área por Stephen Warnock, pênalti que Tevez converteu. No minuto seguinte, Carew carimbou o travessão do Man City, perdendo a chance de recolocar o Villa em vantagem. No ataque seguinte, Vieira meteu grande bola para Adam Johnson, e o jovem meia demonstrou frieza para cortar a marcação e rolar para Adebayor virar a partida.

O panorama do segundo tempo não se alterou, com o Aston Villa só conseguindo pressionar após Martin O'Neill alterar o time, tirando Warnock e Carew para as entradas dos atacantes Emile Heskey e Nathan Delfouneso. Se aproveitando disso, o City matou o jogo num contra-ataque puxado pelo suplente Shaun Wright-Phillips, se livrando de James Collins e Carlos Cuellar, e rolando na medida para Bellamy marcar o terceiro, aos 44 minutos, fechando o placar.

Com 66 pontos, o Manchester City assumiu a quinta colocação, e está a um ponto do Tottenham, quarto colocado. Ambos se enfrentam na próxima quarta-feira. Já o Aston Villa não tem mais chances de vaga na Liga dos Campeões, garantindo vaga na Liga Europa.


Ficha da partida:

Man City: Fülop; Zabaleta, Kolo Touré, Kompany e Bridge; Nigel de Jong e Vieira; Adam Johnson(Wright-Phillips), Tevez(Micah Richards) e Bellamy; Adebayor.
Téc.: Roberto Mancini.

Aston Villa: Friedel; Cuellar, James Collins, Dunne e Warnock(Heskey); Ashley Young, James Milner, Stiliyan Petrov e Downing; Agbonlahor e Carew(Delfouneso).
Téc.: Martin O'Neill.


Tottenham 1 x 0 Bolton (ficha da partida)

Em outro jogo importantíssimo da rodada, o Tottenham fez o dever de casa ao bater o Bolton por 1 x 0, num golaço do volante Tom Huddlestone, de fora da área, no ângulo de Jussi Jaaskelainen.

Na quarta-feira, em jogo adiado da 29ª rodada, o Tottenham visitará o Manchester City, seu rival na luta pela última vaga na Champions League. Se não perder, os Spurs estarão praticamente classificados, pois na última rodada visitam o já rebaixado Burnley, enquanto o City visita o West Ham.


Birmingham 2 x 1 Burnley (ficha da partida)

Em jogo sem grande importância, o Birmingham fez 2 x 1 sobre o Burnley, e se garantiu na nona colocação, melhor colocação dos últimos 51 anos. Pra um time que acabara de subir, o feito dos comandados de Alex McLeish é louvável.

Daniel Jensen, goleiro do Burnley, anotou gol contra aos 29 minutos, depois de tentativa de finalização de Cameron Jerome. No fim da primeira etapa, o equatoriano Cristián Benítez deixou o seu, após bola escorada de cabeça pelo zagueiro Roger Johnson. No fim da partida, Steve Thompson fez o que pode ser o último gol dos Clarets na Premier League, voltando à Championship um ano depois do acesso.


Stoke City 0 x 0 Everton (ficha da partida)

O Everton perdeu a chance de continuar na briga por Liga Europa com o empate sem gols diante do Stoke City, fora de casa. Com 58 pontos, já não pode mais alcançar a sétima colocação. Os Toffees, mais uma vez, pagam por um mau início de temporada.


Portsmouth 3 x 1 Wolverhampton (ficha da partida)

Apenas pra cumprir tabela, já que o Portsmouth está rebaixado há algumas rodadas e o Wolverhampton não corre riscos de rebaixamento. Aruna Dindane, John Utaka e Michael Brown marcaram para o Pompey, enquanto Kevin Doyle, de boa temporada, marcou pelo Wolves.

Nenhum comentário: