Arsenal e Tottenham, Manchester United e Manchester City, Liverpool e Everton, Man Utd e Liverpool, Chelsea e Arsenal... Certamente são clássicos que todos conhecem, mas não é nenhum desses que acontecerá neste domingo, pela 10ª rodada da Premier League, mas de igual ou até superior rivalidade do que os citados.
Começando por (9º) Newcastle x Sunderland (7º), no St. James Park, às 11h30 (de Brasília).
Como de costume na Inglaterra, o clássico também tem um nome próprio: Tyne-Wear derby. Isso porque as cidades de Newcastle e Sunderland se localizam na região de Tyne and Wear, no nordeste da Inglaterra.
Historicamente, o equilíbrio entre os rivais é grande, a começar pelo número de títulos ingleses conquistados: 4 do Newcastle e 6 do Sunderland - tendo sido esse o mais recente entre ambos, num longínquo ano de 1936.
Se leva vantagem em número de título, os Black Cats levam desvantagem no confronto direto:
Campeonato Inglês:
Vitórias do Newcastle - 49
Empates - 39
Vitórias do Sunderland - 40
No geral:
Vitórias do Newcastle - 51
Empates - 44
Vitórias do Sunderland - 45
O último enfrentamento foi há duas temporadas (lembrando que o Newcastle jogou a Championship em 2009/10), com empate por 1 a 1 no St. James Park, gols de Shola Ameobi (N) e Djibril Cissé (S).
No mesmo dia teremos (10º) Aston Villa x Birmingham (12º), no Villa Park, às 10h (de Brasília).
O confronto é conhecido como Second City derby, e reúne as duas grandes equipes de Birmingham, segunda cidade mais populosa da Inglaterra.
Há clara superioridade do Aston Villa em todos os fatores. Em títulos conquistados são 7 do Villa, contra nenhum do Birmingham.
Os Blues também levam desvantagem no confronto direto:
Campeonato Inglês:
Vitórias do Aston Villa - 42
Empates - 26
Vitórias do Birmingham - 32
No geral:
Vitórias do Aston Villa - 51
Empates - 29
Vitórias do Birmingham - 37
Há um recorde em acontecimento: a maior série de vitórias de um time sobre o outro é do Aston Villa, que venceu as últimas 6 partidas contra seu maior rival - a última delas em 25 de abril de 2010, gol de James Milner. A última vitória do Birmingham foi na temporada 2004/05, triunfo por 2 a 0 no St. Andrews, gols de Emile Heskey e Julian Gray.
* Atualizado (31/10): de total desconhecimento deste, o fuso horário inglês sofreu adiantamento em uma hora de sábado para domingo. A hora das partidas já foi corrigida.
Por André Renato
Nenhum comentário:
Postar um comentário