sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que fizeram os clubes ingleses nas competições europeias


A terceira semana de setembro marcou o início da Liga dos Campeões e Liga Europa, e nelas seis clubes ingleses entraram em campo. Destaca-se o fato de nenhuma ter perdido, com quatro vitórias e dois empates.

Uma breve análise do que cada uma fez.


Champions League:

- Werder Bremen 2 - 2 Tottenham

Numa visão prévia, o empate era considerado bom resultado para os Spurs, mas ficou um gosto amargo, já que em 18 minutos venciam por 2 x 0, gols de Pasanen (contra) e Peter Crouch, de cabeça, num senhor cruzamento de Rafael Van der Vaart.

Harry Redknapp disse antes da partida que seria suicídio jogar no 4-4-2, citando a surra que a Inglaterra levou na Copa para a Alemanha, e de fato o treinador alterou o esquema, atuando com Jenas e Huddlestone de volantes e uma linha de três armadores formada por Lennon, Van der Vaart e Bale.

Na próxima rodada a equipe londrina recebe o Twente, que estreou também com empate por dois gols, diante da campeão Inter, em Enschede.

- Manchester United 0 - 0 Rangers

O Manchester vai se classificar, mas esse empate com os escoceses pode dar um susto para assegurar a primeira colocação, pois na rodada que vem há uma complicada visita a Valencia, que meteu quatro na Turquia sobre o Bursaspor.

E por falar em Valencia... O dos Red Devils, Antonio, sofreu uma grave lesão, com fratura e danos aos ligamentos do tornozelo.

Com um time praticamente todo reserva quem mais apareceu foi Darron Gibson, com perigosos chutes de fora da área.

- Zilina 1 - 4 Chelsea

Carlo Ancelotti preservou alguns titulares, mas sem o exagero de Alex Ferguson, mantendo uma base titular, e passou fácil pela equipe eslovaca, que só fez um gol porque Ivanovic e Alex bateram cabeça.

Michael Essien voltou a marcar, ele que no final de semana já havia deixado dois contra o West Ham e aparenta estar plenamente recuperado das lesões que atrapalharam sua carreira nas duas últimas temporadas.

Na próxima rodada os Blues estreiam no Stamford Bridge recebendo o Olympique de Marseille, que foi surpreendido em casa pelo Spartak Moscou.

- Arsenal 6 - 0 Braga

Se o Braga era um dos estreantes na Liga dos Campeões, o Arsenal já fez a devida questão de apresentá-lo ao maior torneio de clubes do mundo.

A missão foi facilitada graças a um tolo pênalti do goleiro Felipe, ex-Corinthians, logo aos 8 minutos, que Fabregas bateu e fez. O espanhol, aliás, foi o dono da partida marcando dois gols e participando de outros dois.

Na próxima rodada vai a Belgrado enfrentar o Partizan, que estreou perdendo para o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, por 1 a 0.


Europa League:

- Salzburg 0 - 2 Manchester City

Vindo de dois tropeços patéticos na Liga Inglesa pra quem investiu tanto, a vitória na Áustria dá um alívio ao time de Roberto Mancini. Nem tanto pelo triunfo em si, mas pela forma consistente com que a equipe atuou, com destaque para David Silva, dono do meio campo.

O brasileiro Jô, que parece ter moral com Mancini, fez ótima partida e participou dos dois gols, fazendo o pivô pra Silva no primeiro e marcando o segundo, após pegar rebote do goleiro em bomba de Carlos Tevez.

O City tem um jogaço na próxima rodada, recebendo a multicampeã italiana Juventus, que vem de tropeço em casa empatando com o Lech Poznan, da Polônia.

- Liverpool 4 - 1 Steaua Bucareste

Apesar do placar sugerir facilidade, o jogo não foi de todo fácil, ainda que Joe Cole tenha feito um gol com 27 segundos, mas 12 minutos depois já estava 1 a 1.

Mas a equipe romena desapareceu no segundo tempo, ainda que o Liverpool fez o segundo gol num pênalti que só o árbitro viu (se viu...) sobre Kyrgiakos, que Ngog bateu. Lucas fez um belo gol de fora da área, e Ngog fechou o placar.

Na próxima rodada uma complicada visita ao Utrecht, que segurou o 0 a 0 frente ao Napoli na Campania.