sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Análise da semana: A crise do West Ham

Gianfranco Zola assumiu o comando do West Ham em setembro de 2008, substituindo Alan Curbishley, na quinta rodada - pros padrões ingleses, uma troca de técnico precoce. Estreou vencendo o Newcastle por 3 x 1, com dois gols do seu compatriota Di Michele. Depois, venceu o Fulham, fora, e perdeu para o Bolton, em casa. Parecia a típica campanha de um time mediano, que vence jogos improváveis e perde pontos fáceis.


Mas o West Ham embalou, e terminou a temporada numa grande nona colocação. Além de tudo, a famosa 'fornada' de jogadores dos Hammers, que tem uma das melhores categorias de base da Inglaterra, dava novamente sinais de bons frutos, com os jovens Mark Noble, Junior Stanislas, James Tomkins e Jack Collison. Temporada otimista se avistava.

Até aqui, ledo engano. O clube do leste de Londres não vence há quatro jogos, e essa está longe de ser sua pior sequência na temporada: não venceu uma só partida entre a terceira e a décima terceira rodada e ocupa a penúltima colocação. Uma campanha frustrante, visto que o clube era apontado como candidato à Liga Europa, ainda que não fosse um dos favoritos.

O mês de janeiro será decisivo ao West Ham, que verá seus rivais perderem diversos jogadores para a Copa Africana de Nações, enquanto em seu elenco não haverá nenhuma baixa. E um reforço deve pintar em janeiro. Não, não é uma contratação, mas a vital volta de Carlton Cole, lesionado e ausente das últimas quatro partidas. Com ele em campo, as chances de embalar novamente aumentam, ainda que Zola precise mudar seus objetivos e pensar em fugir do rebaixamento apenas.


No dia 26 de dezembro acontece o tradicional boxing day na Premier League, com todos os jogos sendo realizados, e o fato curioso é o West Ham enfrentar o lanterna Portsmouth, mesmo adversário do último boxing day. As lembranças são excelentes para o time londrino, tendo vencido por 4 x 1, em pleno Fratton Park, casa do Pompey. Ouso dizer que, se perder, Gianfranco Zola fecha seu ciclo no Upton Park.


Time-base(4-4-1-1): Green; Faubert, Tomkins, Upson e Ilunga; Radoslav Kovac, Parker, Noble e Collison; Diamanti; Guille Franco(Carlton Cole).

Artilheiros:
Carlton Cole - 7 gols
Alessandro Diamanti e Junior Stanislas - 4 gols
Guille Franco - 3 gols

Nenhum comentário: