segunda-feira, 29 de março de 2010

Análise da 32ª rodada


Chelsea 7 x 1 Aston Villa (ficha da partida)

Um dos resultados mais surpreendentes desta rodada da Premier League. O Aston Villa vem fazendo uma boa temporada, inclusive vem na luta para conquistar uma vaga para a próxima Liga dos Campeões. Mas a derrota esmagadora diante do Chelsea, por incríveis 7 a 1, abalaram as estruturas do time de Martin O'neill.

O inglês do Chelsea, Frank Lampard, deu um verdadeiro show, comandando a orquestra dos Blues rumo à goleada, marcando quatro gols. Malouda, dois, e Kalou, completaram o placar. O gol de honra para os visitantes foram marcados por Carew.

Com este resultado, o Chelsea está na segunda posição, com 71 pontos, e segue firme na luta pelo título do campeonato inglês. Já o Aston Villa, mesmo com a derrota, permanece em sétimo.


Birmingham 1 x 1 Arsenal (ficha da partida)

Seguindo a linha de marcar gols no final dos jogos, o Arsenal bem que fez, mas não conseguiu levar os três pontos pra casa, diante do Birmingham. Nasri abriu o placar faltando 10 minutos para o encerramento do jogo, mas Kevin Phillips, nos acréscimos, igualou o marcador.

O espanhol Cesc Fabregas foi a campo no sacrifício, sentindo ainda a contusão que o incomoda por praticamente toda a temporada. Mesmo assim, pela importância da partida, Arsène Wenger não o poupou, mas nem por isso sua equipe saiu com os três pontos.

Com a bobeada dos Gunners e triunfo dos concorrentes ao título, o Arsenal tem agora 68 pontos, mas quatro a menos que o líder Manchester United e três atrás do vice-líder Chelsea. Mesmo com o resultado, o Birmingham manteve sua posição do início da rodada, permanecendo na 9ª posição.


Tottenham 2 x 0 Portsmouth (ficha da partida)

Vivendo uma maré de sorte, o Tottenham venceu o virtualmente rebaixado Portsmouth, em casa, pelo placar de 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Peter Crouch e Niko Kranjcar.

A curiosidade deste jogo é que o Portsmouth acabou a partida com 10 jogadores em campo, mesmo não tendo nenhum atleta expulso. É que Hermann Hreidarsson, Danny Webber e David James se contundiram, e como o treinador do Pompey, Avram Grant, já tinha feito as três alterações limite, a solução foi jogar com um jogador a menos.
Com a vitória, o Tottenham chegou aos 58 pontos e permanece na 4ª posição. Enquanto o Portsmouth, ainda é o lanterninha da Premier League e, dependendo do que acontecer na próxima rodada, pode sacramentar matematicamente seu rebaixamento.


Hull City 2 x 0 Fulham (ficha da partida)

O Fulham, sem muitas pretensões no Campeonato Inglês, ao contrário de seu adversário que luta para escapar do rebaixamento, acabou sendo derrotado, fora de casa, pelo Hull City, com o placar de 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Bullard e Fagan.

Placar importante para o Hull, que é agora o primeiro time na zona de rebaixamento com os mesmos 27 pontos que o West Ham, só perdendo nos critérios de desempate. Já o Fulham caiu duas posições, estando em 12ª, porém volta as suas atenções para seu adversário nas quartas-de-final da Liga Europa, na próxima quinta-feira, onde enfrenta o Wolfsburg, em Londres.


Wolverhampton 0 x 0 Everton (ficha da partida)

Mesmo com as duas equipes em ascensão no campeonato, Wolverhampton e Everton não saíram do 0 a 0.

De alento aos donos da casa, o Wolves ganharam uma posição em relação ao começo da rodada, subindo para o 14º lugar. Já o Everton permanece na 8ª, com 49 pontos ganhos, cinco a menos do Liverpool, primeiro time na zona da Liga Europa.

West Ham 0 x 1 Stoke City (ficha da partida)

E a rotina de derrotas do West Ham continua. Mais uma vez o time de Gianfranco Zola foi derrotado dentro de sua casa, porém dessa vez foi contra o Stoke City. O gol do jogo foi marcado por Ricardo Fuller, que entrou aos 67 minutos e marcou aos 68.

Com este resultado e mesmo vivendo uma péssima fase, o West Ham permanece na17ª colocação, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Stoke, acabou com o incômodo jejum de três partidas sem vitória, e está agora na 11ª posição.


Bolton 0 x 4 Manchester United (ficha da partida)

Sem dificuldades, o Manchester United goleou o Bolton por 4 x 0, mantendo a ponta da Premier League. O destaque da partida foi o búlgaro Dimitar Berbatov, autor de dois gols.

A partida se mostrou equilibrada na primeira etapa, até que o lateral Jlloyd Samuel, num bizarríssimo gol contra, abriu o placar para os Red Devils. Com a obrigação de sair para o jogo no segundo tempo, o Bolton se viu com sua defesa exposta, senha para que Berbatov marcasse por duas vezes, enquanto o suplente Darren Gibson fechou o placar.

Com o triunfo, o time de Alex Ferguson se mantém um ponto à frente do Chelsea, principal rival na luta pelo título. Já o Bolton segue ameaçado de rebaixamento, mas tem uma boa margem de cinco pontos para o Hull, primeiro dentre os rebaixados.


Burnley 0 x 1 Blackburn (ficha da partida)

No dérbi de Lancashire, o Blackburn bateu o rival Burnley por 1 x 0, gol de David Dunn, e ajudou a afundar os Clarets na Premier League. Porém, o time de Brian Laws foi prejudicado pela arbitragem, num lamentável pênalti assinalado sobre o meia sueco Martin Olsson: Mike Dean enxergou que o goleiro Brian Jensen derrubou o jogador dos Rovers, quando este claramente se jogou. Dunn bateu e converteu.

Olsson esteve envolvido em outro lance complicado, quando disparou uma bomba de fora da área, com a bola explodindo no travessão e pingando na linha, com uma boa parte da bola dentro do gol.

O triunfo encerra qualquer chance de rebaixamento para o time de Sam Allardyce; já o Burnley, com apenas uma vitória nos últimos 21 jogos de Premier League, está com um pé e meio na Championship.


Liverpool 3 x 0 Sunderland (ficha da partida)

Jogando com surpreendente autoridade, o Liverpool passou fácil pelo embalado Sunderland por 3 x 0, com mais uma ótima partida de Fernando Torres, autor de dois gols, enquanto Glen Johnson marcou o outro. A vitória mantém a equipe quatro pontos atrás do Tottenham, primeiro na zona de Liga dos Campeões.

Os Reds dão sinal de estarem crescendo nessa reta final, com um futebol mais consciente, e muito disso pela alteração tática de Rafa Benítez, deixando o 4-2-3-1 de lado e escalando um 4-4-1-1, com Dirk Kuyt atrás de Torres, Maxi Rodríguez e Ryan Babel pelos flancos e Steven Gerrard e Javier Mascherano na meia central.

O aproveitamento de Fernando Torres é fabuloso: lesionado em boa parte da temporada, o avançado espanhol tem 18 gols em 21 jogos na Premier League.


Manchester City 3 x 0 Wigan (ficha da partida)

No fechamento da rodada, o Manchester City recebeu o Wigan e fez 3 x 0, com um show do argentino Carlos Tevez, marcando um hat-trick.

Mas o placar engana. A primeira etapa viu um Wigan se postando muito bem em campo, quase sem oferecer chances de gol para o time da casa. A situação só foi mudar no segundo tempo, tanto com a entrada de Craig Bellamy, mas especialmente com a expulsão do zagueiro escocês Gary Caldwell. Ainda sim, minutos depois, o boliviano Marcelo Moreno, de ótima partida, quase fez um golaço, mas a finalização passou ao lado do poste direito de Shay Given.

Pra piorar, o goleiro dos Latics, Vladimir Stojkovic, substituto do titular Chris Kirkland, saiu de forma lamentável do gol, deixando a baliza aberta para Tevez abrir o placar. Dois minutos depois, o argentino marcou o segundo. Finalizando o placar, o ex-jogador do Man Utd arrancou da direita, passou por dois jogadores e marcou um belo gol, chegando aos 19 na Premier League.

A vitória levou o City ao 5º lugar, a apenas dois pontos do Tottenham, quarto colocado. Já o Wigan está em 16º, a quatro pontos da zona de degola.

Um comentário:

Filipe Lima disse...

Olá! Estou de volta, meu PC estava quebrado.

Antes do jogo, o Carlo Ancelotti deu entrevistas dizendo que o Chelsea havia sentido a derrota para o City e que, desde então, estava irregular no campeonato. Para ele, o jogo contra o Aston Villa mostraria se o time poderia se recuperar.

Que recuperação!

Ainda acredito que o Chelsea pode ser campeão inglês.

Abraços!