quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Liga dos Campeões: Rooney inspira vitória do Manchester sobre o Milan



No que, para muitos, era o jogo mais aguardado das oitavas-de-final, o Manchester United conseguiu grande triunfo ao bater o Milan, fora de casa, por 3 x 2, encaminhando muito bem a sua classificação. O destaque da partida, pra variar, foi Wayne Rooney, autor de dois gols.

Porém, quem saiu na frente foi o Milan, e com participação de um dos nomes da partida: David Beckham, após 10 anos com a camisa do Manchester United, agora estava enfrentando-o. Partiu dele a cobrança de falta que sobrou para Ronaldinho, de primeira, abrir o placar, contanto com desvio de Michael Carrick e enganando Van der Sar.

Nos minutos seguintes, o Milan quase marcou mais uma vez, com Ronaldinho exigindo defesa do goleiro holandês, e Luca Antonini, após grande jogada e passe de Thiago Silva, chutar pra fora. A essa altura, e com o Giuseppe Meazza num barulho ensurdecedor, parecia que o time de Leonardo marcaria o segundo a qualquer instante, especialmente pela sensação de que Ronaldinho queria jogo.

Depois da pressão, a partida passou a entrar num ritmo mais normal, com o Manchester conseguindo sair mais pro jogo, como num chute de Rooney que passou perto da trave esquerda de Dida.

E o gol saiu, e nele se nota como a lesão de um jogador no meio de um lance pode matar toda defesa: aos 36 minutos, Park Ji-Sung, pelo flanco direito, esperou a ultrapassagem de Darren Fletcher para tocar, e a dupla estava sendo marcada apenas pelo zagueiro Thiago Silva, pois o lateral Antonini saiu de campo pra ser atendido. Sem um zagueiro na área, Fletcher cruzou e encontrou Paul Scholes que, numa finalização até certo ponto cômica, tentando chutar de direita e a bola batendo em sua canela esquerda, empatou a partida, já que Dida não conseguiu chegar à bola, demonstrando, mais uma vez, uma constrangedora falta de agilidade. E o 1 x 1 foi o placar do primeiro tempo.

Na segunda etapa, novamente o Milan esboçou uma pressão. Na chance mais clara de gol, Andrea Pirlo tentou surpreender Van der Sar em cobrança de falta, mas o holandês se recuperou e espalmou. Porém, aos 20 minutos, em sua primeira real descida no segundo tempo, os Devils viraram: o equatoriano Antonio Valencia, que entrou no lugar do português Nani, fez jogada pela direita e passou por Giuseppe Favalli (substituto do lesionado Antonini) e cruzou no segundo poste, e Wayne Rooney, nas costas de Daniele Bonera, cabeceou em parábola, no contrapé de Dida, marcando seu primeiro gol nessa edição da UEFA Champions League.


Não muito depois, o placar já mostrava 3 x 1: Rooney recebeu passe pelo alto e escorou para Fletcher; o escocês, um dos grandes nomes da partida com duas assistências, cruzou entre os zagueiros Nesta e Thiago Silva, e Rooney fuzilou de cabeça, parecendo já praticamente definir o classificado.

O Milan ainda conseguiu descontar aos 40 minutos: após jogada de Ronaldinho pela esquerda, o brasileiro cruzou para Clarence Seedorf, que entrou no lugar do apagadíssimo Beckham, fazer um golaço, de letra, gol esse que até reacende as esperanças rossoneri pro jogo em Old Trafford, ainda que pouco prováveis. Vale lembrar que, pelo critério de gols fora de casa, o United pode até perder por 1 x 0 ou 2 x 1 que ainda sim estará classificado.

No último minuto da partida, Carrick recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

O jogo de volta acontece no dia 10 de março.


Ficha da partida:

Milan(4-3-3): Dida; Bonera, Nesta, Thiago Silva e Antonini(Favalli 38'); Beckham(Seedorf 72'), Pirlo e Ambrosini; Alexandre Pato, Huntelaar(Inzaghi 77') e Ronaldinho.
Téc.: Leonardo.

Man Utd(4-5-1): Van der Sar; Rafael(Brown 90+3'), Ferdinand, Evans e Evra; Carrick, Scholes, Fletcher, Nani(Valencia 65') e Park; Rooney.
Téc.: Alex Ferguson.

Árbitro: Olegário Benquerença(Portugal)

Nenhum comentário: