quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Liga dos Campeões: prévia de Porto x Arsenal




Nesta quarta-feira, é a vez do segundo clube inglês entrar em campo pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. E, levando-se em conta o grupo do Arsenal na primeira fase, com Standard Liège, Olympiacos e AZ Alkmaar, dá pra dizer que será a primeira partida dos Gunners com real cara de UEFA Champions League. Pela frente, um Porto ofensivo, mas que ocupa apenas a terceira posição na sua liga local, atrás de Benfica e Braga. Curiosamente, o time londrino também ocupa o terceiro posto em sua liga doméstica, atrás de Chelsea e Manchester United.


FC Porto

Com as saídas de Lucho González e Lisandro López para o futebol francês (Olympique de Marseille e Lyon, respectivamente), o Porto não impõe mais tanto respeito como em outras temporadas, mas a equipe é bem montada pelo treinador Jesualdo Ferreira, que acertou em cheio na contratação de Falcao García pra substituir Lisandro. O colombiano, ex-River Plate, é o vice-artilheiro da Liga Sagres, com 14 gols.

Principal jogador: Pela temporada que vem fazendo, Falcao García merece esse 'prêmio', ainda que não dê pra negar que jogadores como Bruno Alves e Raúl Meireles são fundamentais no Dragão. O brasileiro Hulk já esteve em melhor momento, mas está relacionado para a partida, após voltar de lesão.

Desfalques: Cristián Rodríguez e Ernesto Farías, lesionados. A ausência de Rodríguez é, sem dúvida, uma perda irreparável para o time português, certamente prenderia Clichy em seu campo defensivo.

Duelo tático: O sempre ofensivo lateral esquerdo Alvaro Pereira depende da escalação de Arsène Wenger pra saber o quanto poderá se dedicar ao ataque. Se o treinador francês escalar Rosicky, é provável que Pereira tenha mais liberdade; mas, se o escalado for Theo Walcott, ainda que fora de ritmo, o lateral uruguaio precisará ser mais cauteloso.

Outro duelo dependerá do posicionamente da zaga do Arsenal. Em condições normais, Gallas é o zagueiro pela direta e Vermaelen pela esquerda. Com a ausência do francês, o veterano - e lento - Sol Campbell deve entrar na zaga, e possivelmente pelo mesmo setor de Gallas. Desta forma, Mariano González, meia atacante pela esquerda, não pode ficar isolado no flanco, apenas duelando com Eboué, pois entradas em diagonal dificultarão a vida de Campbell.

Jogadores relacionados pra partida:
Hélton e Beto;
Fucile, Bruno Alves, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon e Miguel Lopes;
Raúl Meireles, Guarín, Belluschi, Tomás Costa, Fernando e Rúben Micael;
Falcao García, Mariano González, Varela e Hulk.

Provável escalação(4-3-3):
Hélton; Fucile, Bruno Alves, Rolando e Alvaro Pereira; Raúl Meireles, Belluschi(Tomás Costa) e Rúben Micael; Varela, Falcao García e Mariano González.


Artilheiro na LC:
Falcao García e Hulk - 3 gols


Arsenal FC

Parece que ouvimos isso há anos, mas, de uma maneira quase irritante, novamente o Arsenal está sofrendo com problemas de lesão no segundo semestre da temporada. Só para este duelo, seis jogadores considerados titulares não viajaram para Porto, incluindo Andrey Arshavin, um dos principais jogadores do time. Mais do que nunca, se conseguir voltar para Londres com um empate já está de ótimo tamanho.

Principal jogador: Cesc Fabregas, sem dúvida. O espanhol, líder em assistências da Premier League com 13 passes para gol, é o único capaz de realmente levar o Arsenal nas costas.

Desfalques: Além de Van Persie, lesionado há três meses, novos nomes entraram na lista: Almunia, Song-Billong, Eduardo da Silva, Arshavin e Gallas, todos titulares. Tecnicamente, a ausência de Arshavin é a mais importante, mas por não ter um substituto à altura, a não-presença de Gallas pode ser determinante. Uma alternativa pra tentar dar mais força no meio campo é escalar Sagna na lateral direita e Eboué na meia, função que já cumpriu bem em algumas oportunidades.

Duelo tático: Não é muito fácil pensar num duelo tático com uma escalação tão imprevisível, mas quem cair pelo setor esquerdo de ataque tem tudo pra levar vantagem sobre o fraco uruguaio Jorge Fucile.

Jesualdo Ferreira deve escalar um volante pra grudar em Fabregas, e o espanhol precisará encontrar meios de sair da marcação, seja recuando pra receber a bola, seja buscando jogar mais aberto no meio de campo, pra abrir espaços na intermediária portuguesa, que costumam ser bem aproveitados por Diaby. No mais, impedir ao máximo finalizações, pois quem estará no gol é Lukasz Fabianski...

Jogadores relacionados pra partida:
Fabianski e Mannone;
Sagna, Eboué, Sol Campbell, Vermaelen, Silvestre, Clichy e Armand Traoré;
Denílson, Fabregas, Diaby, Rosicky, Nasri e Ramsey;
Bendtner, Vela e Walcott.

Provável escalação(4-3-3):
Fabianski; Eboué, Campbell, Vermaelen e Clichy; Denílson, Fabregas e Diaby; Rosicky(Walcott), Bendtner e Nasri.

Artilheiro na LC:
Fabregas - 3 gols


Palpites:
André Renato - Porto 2 x 2 Arsenal e Arsenal 2 x 1 Porto

Nenhum comentário: