segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Liga dos Campeões: prévia de Milan x Manchester United


Enfim, chegou a hora! Após dois meses de expectativa desde o sorteio dos confrontos, a Liga dos Campeões está de volta. Já no primeiro dia das oitavas-de-final, o campeão inglês entrará em campo, em visita ao Milan. E o Papo de Pub traz uma prévia desse confronto, com prováveis escalações, duelos táticos, pontos fortes e fracos de ambos, além, claro, de um palpitão sobre quem avança.


Manchester United FC

Apesar do consenso de que a equipe de Alex Ferguson já não causa tanto medo quanto nos tempos de Cristiano Ronaldo e Tevez, não dá pra negar um ligeiro favoritismo no confronto diante do Milan. Há também um sentimento de vingança nos lados de Old Trafford, após a traumática eliminação da temporada 2006/07, quando bateu o Milan por 3 x 2, em Manchester, e tomou de 3 x 0 em Milão.

Principal jogador: Wayne Rooney vive uma fase esplendorosa, a melhor de sua carreira. É, isolado, o artilheiro da Premier League, com 21 gols. Na UCL, Rooney ainda não marcou.

Desfalques: Nemanja Vidic e Ryan Giggs, lesionados. Destes, certamente a ausência de Vidic é a mais significante, por não ter um reserva confiável, tendo que optar entre Wes Brown e Jonny Evans.

Duelo tático: A pergunta é: Quem marcará Ronaldinho? Se o brasileiro estiver num dia inspirado, é provável que ninguém no mundo consiga. Mas, pelas opções da lateral direita do Man Utd, o cara ideal pra isso é Rafael, pois além de ter evoluído muito defensivamente desde que chegou à Inglaterra, é jovem e pode superar o milanista na vitalidade, coisa que Brown e muito menos Gary Neville conseguirão.

Porém, ainda sim, Rafael precisaria de um apoio, e é aí que pode entrar um jogador contestado, mas taticamente sempre muito útil: Park Ji-Sung. O coreano ajudaria muito na marcação de Ronaldinho, diferente, por exemplo, do equatoriano Valencia, com vocação ofensiva, mas de pouca disciplina tática.

Jogadores relacionados pra partida:
Van der Sar, Foster e Kuszczak;
Gary Neville, Wes Brown, Evans, Ferdinand, Fábio, Rafael e Evra;
Carrick, Scholes, Fletcher, Park, Valencia, Obertan, Nani e Gibson;
Rooney, Berbatov, Owen e Mame Diouf

Provável escalação(4-3-3):
Van der Sar; Rafael, Ferdinand, Evans e Evra; Carrick, Fletcher e Scholes; Park, Nani e Rooney.

Artilheiro na LC:
Michael Owen - 4 gols


AC Milan

Após um começo claudicante, com a iminente saída de Leonardo do comando dos rossoneri, o time se acertou, entrou na briga pelo título italiano e parecia ter diminuído o favoritismo do Man Utd no confronto. Porém, a recente derrota no dérbi diante da Inter de Milão abalou novamente o time, que voltou a oscilar maus resultados e agora vê o título do Calcio como algo muito distante. Jogará todas suas fichas na Liga dos Campeões.

Principal jogador: Ronaldinho. E, a julgar pela sua exibição diante da Udinese, três dias depois de não ter sido convocado pelo técnico Dunga, o brasileiro quer mesmo mostrar serviço, participou dos três gols da vitória por 3 x 2.

Desfalques: Zambrotta não chega a ser um desfalque, mas Borriello sim, vinha em boa fase no comando do ataque milanista. Porém, o contestado Huntelaar marcou dois gols diante do time de Udine, e chegará confiante pro duelo, caso seja escalado.

Duelo tático: Alexandre Pato não está no auge de sua forma física, voltou de lesão na última partida, mas mesmo assim já entrou e marcou gol. Se Leonardo optar pela trinca ofensiva Ronaldinho-Huntelaar-Pato, caberá ao jovem brasileiro a missão de prender Patrick Evra no campo defensivo.

O Milan também terá problemas com a sua lateral direita, já que Abate é fraquíssimo. Uma opção seria escalar Bonera ou Oddo no setor, ou então o comumente lateral esquerdo Antonini, com Jankulovski entrando na esquerda. Seja quem for o escolhido, terá problemas em parar Nani, que de alguns jogos pra cá vem se firmando como importante jogador no time de Alex Ferguson.

Jogadores relacionados para a partida:
Dida e Abbiati;
Abate, Antonini, Favalli, Thiago Silva, Nesta, Jankulovski, Bonera, Kaladze e Oddo;
Ambrosini, Beckham, Flamini, Pirlo, Gattuso e Seedorf;
Ronaldinho, Alexandre Pato, Filippo Inzaghi e Huntelaar

Provável escalação(4-3-3):
Dida; Bonera, Nesta, Thiago Silva e Antonini; Ambrosini, Pirlo e Gattuso; Alexandre Pato, Huntelaar e Ronaldinho.

Artilheiro na LC:
Inzaghi, Ronaldinho e Alexandre Pato - 2 gols


Palpites:
André Renato - Milan 1 x 1 Man Utd e Man Utd 1 x 0 Milan
Jessica Corais - Milan 2 x 1 Man Utd e Man Utd 3 x 1 Milan


Abraços a todos,
André Renato e Jessica Corais

2 comentários:

Anônimo disse...

Torço que de Milan.

André Peixoto disse...

Este será um dos principais jogos da segunda fase da Champions Legue. Tomara que a derrota do Milan para a Inter alguns dias atrás não abale o grupo, pois eu espero uma grande partida do craque Ronaldinho. Para minha tristeza, vejo o Manchester favorito neste confronto.

Caso a equipe de Milão queira se classificar, terá que fazer o resultado em casa, se possível com dois gols de diferença.

E começa a cobertura do clássico em Minas, confira: http://esportetotalbh.blogspot.com/2010/02/atletico-x-cruzeiro.html

Parabéns pelo trabalho galera, realmente muito bom.

Abraços.