domingo, 3 de janeiro de 2010

FA Cup: análise dos jogos e confrontos da próxima fase

Neste domingo foram realizadas mais cinco partidas pela terceira fase da Copa da Inglaterra - seriam seis, mas o duelo entre Notts County e Forest Green foi adiado por conta do congelamento do gramado em Nottingham. E a zebra resolveu caminhar pela cidade de Manchester, com o United sendo batido pelo Leeds United, da terceira divisão. Já no confronto entre londrinos da Premier League, o Arsenal venceu o West Ham, fora de casa.

Abaixo, uma análise de três das partidas disputadas hoje:



Manchester United 0 x 1 Leeds United


Jogando com um time misto, o Manchester United foi derrotado pelo Leeds United em pleno Old Traford, por 1 a 0 e assim, se despede da FA CUP, o torneio de futebol mais antigo do mundo. O gol da partida foi marcado pelo ótimo atacante Beckford, aos 19 minutos da primeira etapa, após receber lindo lançamento de Howson.

O resultado é surpreendente até certo ponto. São dois times tradicionais da Inglaterra, mas a capacidade técnica do Manchester é evidentemente superior. Entretanto, dentro de campo, esta superioridade não existiu. O time de Alex Ferguson pouco criou ofensivamente mesmo que em alguns momentos tenha esboçado certa pressão, principalmente com Rooney, um dos poucos titulares, porém todas as chances de gol foram desperdiçadas.

Já os jogadores dos Leeds, jogaram como se fossem realmente uma final de campeonato. Lutaram, marcaram e criaram algumas boas oportunidades. Este resultado realmente é histórico, haja visto as recentes campanhas dos Brancos nas últimas temporadas e ainda levando-se em conta, que é um dos times de maior tradição na Inglaterra, mas que sucumbiu nos últimos anos. Um clube, que teve quedas consecutivas e que chegou até a terceira divisão, mas que hoje lidera a terceirona e ainda pode ir longe à FA Cup.

Este resultado para o Leeds é a ratificação do renascimento, mesmo que tímido, de um gigante. Já para o Manchester United, é uma oportunidade a menos de título nesta temporada.

West Ham 1 x 2 Arsenal

De virada e fora de casa, o Arsenal venceu o West Ham, por 2 a 1, e com isso passou para a quarta fase da FA Cup. Os gols do jogo foram marcados por Diamanti, pelos The Hammers, e Eduardo da Silva e Ramsey, pelos Gunners.

A primeira etapa foi bastante equilibrada. As duas equipes trocavam passes no meio de campo, mas como os dois times marcavam muito bem, ficava difícil chegar ao gol adversário. Aos 45 minutos, num descuido de marcação do Arsenal, o West Ham marcou seu gol com Alessandro Diamanti.

No segundo tempo, o jogo continuou pegado entre as duas equipes. O Arsenal não conseguia chegar ao gol do West Ham e ainda tinha a desvantagem no placar. Com isso, Arsène Wenger promoveu duas alterações de uma vez só, aos 20 minutos, substituindo Merida por Diaby e Wilshere por Nasri. Após as mudanças, o tradicional bom toque de bola dos Gunners começou a aparecer e assim, o time virou a partida.

Classificação merecida para o time de Arsène Wenger, que confirma assim, a ótima fase vivida pelo Arsenal. Enquanto para o West Ham, as atenções ficam por conta da Premier League, onde o time trava uma luta direta contra o rebaixamento.


Chelsea 5 x 0 Watford

O Chelsea não deu qualquer chance para zebra e goleou o Watford, por 5 a 0, em pleno Stamford Bridge. Gols marcados por Sturridge, duas vezes, Malouda, Lampard e Eustace, contra.

Com apenas 21 minutos de partida, o Chelsea já vencia por 3 a 0. Com 13 chutes dados ao gol, contra apenas um do Watford. Mostrando total superioridade dos Blues.

O jovem Daniel Sturridge, de 20 anos, que foi contratado no início desta temporada junto ao Manchester City, foi o encarregado de substituir Drogba, que está a serviço da seleção da Costa do Marfim pela Copa Africana, mas não decepcionou e ainda marcou dois gols.

Esta goleada serve para levantar os ânimos do Chelsea, já que o time vem oscilando muito nos últimos jogos. Já o Waltfod, que tem como principal proprietário o cantor Elton John, volta a se focar na segunda divisão inglesa, onde ocupa a 12ª colocação.


Outros resultados:

Sheffield United 1 x 1 Queens Park Rangers
Tranmere 0 x 1 Wolverhampton


FA sorteia os próximos confrontos

Assim que acabou a rodada deste domingo, a Football Association já sorteou os confrontos da próxima fase, ainda que, em alguns casos, não esteja definido o time classificado, sejam por jogos adiados ou empatados em sua primeira partida. A curiosidade fica para o fato de termos ao menos um representante da Premier League - escrito, abaixo, em negrito - em cada confronto, o que pode deixar a competição ainda mais atraente em fases posteriores.

Quarta rodada - 23/01
Stoke City x Arsenal
Scunthorpe x Manchester City
Preston x Chelsea
Aston Villa x Brighton
Wolverhampton x Crystal Palace
Tottenham x Leeds United
Reading/Liverpool x Burnley
Notts County/Forest Green x Wigan
Everton x Nottingham Forest/Birmingham
Accrington/Gillingham x Fulham
Bolton x Sheffield United/Queens Park Rangers
Portsmouth/Coventry City x Sunderland


Veja também:
- Jogos de sábado


Abraços a todos, Jessica Corais e André Renato

4 comentários:

Stéfano disse...

Ótimo post, resumiu bem as partidas.
Assisti ao jogo do Arsenal contra o West Ham. O primeiro tempo foi razoável, mas o segundo, foi um jogão.
Começou super corrido. O Arsenal totalmente vulnerável. Por pouco não tomou o gol. Quando parecia meio perdido, achou um empate. Aliás, adorei a comemoração. Quando será que poderemos ver um jogador abraçando sua torcida aqui no Brasil?
Aí ficou tudo aberto. Dentre as inúmeras possibilidades do jogo, aconteceu a virada com Eduardo.
Até empatar o jogo, o Arsenal foi sufocado. Não via a bola na segunda etapa, porém, depois que empatou quem não viu a bola foi o time mandante.
Resultado normal. Quiçá, também justo. Todavia não gosto de falar em justiça no futebol, salvo raras exceções. Afinal, quem faz mais gols é o vencedor por méritos, a menos que haja interferência externa, como por exemplo erro de arbitragem.

Blu disse...

Achei maior vacilo o United ter sido eliminado. =/

Mas fazer o que... Bola pra frente!

Claudio Henrique disse...

O Liverpool terá um pouco de trabalho para derrotar o Burnley. Teremos confrontos que na minha opinião não darão trabalho aos grandes, com excessão do Liverpool como já mencionei antes. Go go United, vamos vencer a FA Cup.

Abraços

Igor Veiga disse...

Parabéns pelo post.

E quanto ao resultado da rodada (Man Utd 0x1 Leeds Utd), que surpresa! Ninguém imaginaria isso.

Quanto ao Everton, acharia interessante uma partida contra o Nottingham Forest, time de sucesso das antigas e que há muito anda sumido.

Go Toffees!